Contexto Brasil Blog Gestão Pública Brasil 2045 realiza oficina para identificação de megatendências e incertezas
Gestão Pública

Brasil 2045 realiza oficina para identificação de megatendências e incertezas

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), o Laboratório de Simulações de Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoveram, na última quarta-feira (31), uma oficina presencial para identificação de megatendências e incertezas, como parte do projeto Brasil 2045.

Realizada na sede da Embrapa, em Brasília, a oficina contou com a participação de pesquisadores e de servidores dos governos Federal, do Distrito Federal e de Sergipe. Após a rodada inicial de apresentações, a Dra. Elaine Coutinho Marcial detalhou as atividades que seriam executadas ao longo do dia. O projeto Brasil 2045 tem como questão orientadora: “Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2045 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2122?”. Trata-se de uma continuidade, com atualizações e aperfeiçoamentos, do projeto Brasil 2035, coordenado em 2016 pela Assecor e o Ipea.

Durante a abertura da atividade na quarta-feira, o presidente da Assecor, Dr. Márcio Gimene, destacou avanços recentes do planejamento de longo prazo no Brasil: a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031 (Decreto nº 10.531/2020); a Dimensão Estratégica do Plano Plurianual 2024-2027 (Lei nº 14.802/2024); a recriação do Ministério do Planejamento e Orçamento, com uma Subsecretaria de Planejamento de Longo Prazo na Secretaria Nacional de Planejamento, que está coordenando a elaboração da Estratégia Brasil 2050; a atualização dos planejamentos setoriais, que teve como destaques recentes o lançamento do plano “IA para Todos” na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e a realização da primeira plenária do Plano Clima Participativo; e os avanços nos governos estaduais, como o projeto Sergipe 2050.

A próxima etapa ocorrerá de 1º a 13 de agosto, com o levantamento do ranking das incertezas críticas, processo realizado remotamente. No dia 14 de agosto, haverá o próximo encontro presencial para definição das incertezas críticas, da motricidade e dependência dessas incertezas e da lista de atores envolvidos.

Acompanhe o portal Brasil 2100 para saber as novidades sobre planejamento de longo prazo no Brasil.

Sair da versão mobile